sexta-feira, 5 de maio de 2017

A RAZÃO HUMANA E A CONVERSA FIADA


Esta primeira semana de maio sempre me deixa meio triste. Há exatos vinte e dois anos, num dia do trabalhador, o meu pai morreu. Vejam que eu não disse “nos deixou” ou “foi para um plano superior” ou “desencarnou”.

Morreu. Digo isso assim textualmente porque uma das coisas que o meu pai mais detestava era o que ele chamava de “conversa fiada”. Mesmo esses eufemismos, hoje tão comuns no nosso dia a dia politicamente correto, eram evitados por ele. Até mesmo porque o seu nível de escolaridade, praticamente inexistente, não lhe permitia grandes voos semânticos.

“Sou analfabeto”, dizia, mas a sua lógica, e a sua simplicidade, me ensinaram coisas que anos de estudo e quilos de livros não foram capazes de iluminar.

Por sinal, uma de suas teorias, esta da “conversa fiada”, acaba de ser confirmada por dois cientistas cognitivos, Hugo Mercier e Dan Sperber, num livro chamado “O Enigma da Razão”.

Trago esse assunto para o Blog porque fiquei impressionado sobre o que esses doutores pensam sobre a razão humana. Até ler o livro, eu pensava que a razão era uma coisa fantástica, quase divina. Quando queremos nos distanciar dos animais dizemos: ora, somos racionais.

Mas a coisa não é bem assim, segundo o livro. Primeiro, perguntam: se a razão é tão útil assim por que, durante o processo evolutivo, ela também não se desenvolveu em outros animais?

E, mais importante, pra quê ela serve afinal? A resposta é surpreendente: para podermos produzir desculpas convincentes para os nossos atos, e para convencer as pessoas à nossa volta de que estamos certos! Ou seja, fazer isso que fazemos no Facebook todo dia.

A explicação é que, para que a humanidade se desenvolvesse, era necessário que uma pessoa, o ser mais racional, soubesse justificar suas atitudes (mesmo que fossem tremendas besteiras!) e convencer os manés a apoiá-lo. Exatamente o que os nossos políticos fazem!

Pode parecer uma bobagem, mas me senti profundamente incomodado com essa ideia. E acho que um bando de pessoas, que se acham “os racionais” também não gostaram muito.

Meu pai, que “cantou a pedra” antes, certamente iria dar seu veredito: “tudo conversa fiada!!!”. Enquanto isso, as “reformas” Ó... tão passando.

Crônica: Jorge Marin
Foto     : Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL