sexta-feira, 19 de maio de 2017

VALE A PENA PARTICIPAR DA VIDA POLÍTICA NO BRASIL???


Vendo todas estas nuvens negras sobre os céus do Brasil, e sentindo o cheiro podre da lama política mais suja que mil sanmarcos, ficamos nos perguntando: vale a pena participar da vida política em nosso país?

É lógico que sim, dirão alguns amigos. Afinal de contas, quem não participa da vida política, aquele que vota em branco, pra quem tanto faz, essa pessoa que diz que todos são ruins e ninguém presta, este ser APOLÍTICO está condenado a não ter o direito de reclamar de nada. De fato, se você não escolhe ninguém para te representar, você fica sem voz.

Por outro lado, há um grande número de pessoas que acha que NÃO vale a pena participar do debate político, pois os políticos, dizem, são TODOS corruptos. Para essas pessoas, melhor seria um presidente linha dura, que não ligasse para essa “baboseira” de direitos civis, cortasse esse monte de direitos civis e deixasse tudo por conta da lei do mercado e da meritocracia. Tipo: estudou? Sobe na vida. Não? Então dane-se! Fez filho? Então cria!

Fazendo a leitura dessas duas posições antagônicas, chego à conclusão que as pessoas andam tão decepcionadas com os políticos em geral que muitos têm assumido claramente a posição de apolíticos. E, o que é pior, acham que democracia é uma coisa muito chata, que dá muito trabalho, gera muita corrupção e é sempre imperfeita.

E querem saber a verdade? Eles têm razão. A democracia é sempre imperfeita. E é imperfeita justamente porque busca respeitar os interesses de todos. E dá trabalho pelo mesmo motivo. E é mesmo chata, muito chata, porque implica em que TEMOS que ouvir a opinião do outro, que nem sempre é igual à nossa.

Sistemas perfeitos, bonitos, ideais JAMAIS são democráticos. O próprio Céu, aquele céu da Bíblia, se pensarmos bem, não é democrático, pois, vejam só, Deus não é democrático. Pois, sendo perfeito, onipresente, e onipotente, o nosso Pai Celeste, embora nos conceda livre arbítrio, nunca irá admitir que questionemos as suas ordens. Os últimos que fizeram isso foram expulsos do Paraíso. E justamente por desejar mais Conhecimento.

Então, voltando à vaca fria, ou ao voto frio, é preciso compreender que, sem conflitos, não há política. Sem caos, não há ordem. E, principalmente, sem erros, não há acertos. Vocês já se deram conta que, se pensarmos bem, TODOS erramos feio nas últimas eleições, mesmo sendo traídos?

Portanto, vamos esquecer essa ideia de perfeição e fazer o melhor possível para melhorar nossas escolhas. Afinal, se aqui não é o Céu, não precisa, necessariamente, ser o Inferno, né?

Crônica: Jorge Marin
Foto     : Facebook Clodovil Realista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL